Vou tentar explicar alguns conceitos básicos sobre Injeção Eletrônica e decidi começar pela Estratégia de Funcionamento, por ser um fator primordial na hora de se obter o diagnóstico de um defeito.
Existe 4 tipos de estratégia mais difundidos no mundo, são elas:
Nesse caso a central identifica os cálculos para o tempo de injeção ( tempo em que o bico fica aberto) e avanço de ignição ( momento no qual a centelhamento nas velas),colhendo informações do grau de abertura da borboleta, e os compara com valores obtidos em laboratório em conjunto a números fixos de temperatura do ar e rotação.
Os sensores em grau de importâcia para este tipo de injeção:
1-Potenciômetro da borboleta
Exemplos de U.C.E.: BOSCH MONOMOTRONIC
DENSIDADE x ROTAÇÃO
Esse sistema é o mais usado no Brasil,e determina o tempo de injeção, calculando a quantidade de ar que entra no motor, pelo volume ar (usando cálculos do sensor de rotação feitos em laboratório, pela temperatura do ar e pressão do ar que é lida pelo sensor de pressão absoluta (MAP). Um detalhe importante neste tipo de estratégia é que toda vez que se vira á chave a UCE calcula a pressão barométrica ou seja a qual altitude o carro se encontra.
Os sensores em grau de importância são:
1-Sensor MAP
2-Sensor Temperatura do ar
3-Sensor de rotação
Exemplos de U.C.E.: BOSCH MOTRONIC - FIC EEC-IV - MARELLI-G7
FLUXO DE AR
Neste caso a central determina o tempo de injeção, calculando o volume de ar, através de um medidor de fluxo de ar (vazão),que também incorpora o sensor de temperatura do ar. O sensor de rotação também é importante, pois ajuda nestes cálculos com seus valores nominais memorizados.
Os sensores em grau de importância são:
1-Medidor de Fluxo de Ar (MAF)
2-Sensor de Temperatura do ar
3- Sensor de Rotação
Exemplos de U.C.E.:BOSCH JETRONIC
Esta é a forma de estratégia mais precisa que há no mercado hoje, mais também é a mais cara por isso só é lançada em carros de valor mais elevado. Seu processo de funcionamento é o parecido com do item 4, porem o calculo de massa de ar é obtido por um sensor de massa de ar bem mais preciso e eficaz, capaz de ter medidas precisas do volume de ar admitido. Esse sensor trabalha juntamente com o sensor de temperatura do ar.
os Sensores em grau de importância são:
1-Sensor de massa do ar
2-sensor de temperatura do ar
Exemplos de U.C.E.: SIEMENS
Esse é o primeiro passo para um diagnostico rápido, então saibam distinguir qual destes citados esta sendo usado no carro.
Até a parte 2
Existe 4 tipos de estratégia mais difundidos no mundo, são elas:
ÂNGULO X ROTAÇÃO
Nesse caso a central identifica os cálculos para o tempo de injeção ( tempo em que o bico fica aberto) e avanço de ignição ( momento no qual a centelhamento nas velas),colhendo informações do grau de abertura da borboleta, e os compara com valores obtidos em laboratório em conjunto a números fixos de temperatura do ar e rotação.
Os sensores em grau de importâcia para este tipo de injeção:
1-Potenciômetro da borboleta
2-Sensor de Temperatura do ar
3-Sensor de RotaçãoExemplos de U.C.E.: BOSCH MONOMOTRONIC
DENSIDADE x ROTAÇÃO
Esse sistema é o mais usado no Brasil,e determina o tempo de injeção, calculando a quantidade de ar que entra no motor, pelo volume ar (usando cálculos do sensor de rotação feitos em laboratório, pela temperatura do ar e pressão do ar que é lida pelo sensor de pressão absoluta (MAP). Um detalhe importante neste tipo de estratégia é que toda vez que se vira á chave a UCE calcula a pressão barométrica ou seja a qual altitude o carro se encontra.
Os sensores em grau de importância são:
1-Sensor MAP
2-Sensor Temperatura do ar
3-Sensor de rotação
Exemplos de U.C.E.: BOSCH MOTRONIC - FIC EEC-IV - MARELLI-G7
FLUXO DE AR
Neste caso a central determina o tempo de injeção, calculando o volume de ar, através de um medidor de fluxo de ar (vazão),que também incorpora o sensor de temperatura do ar. O sensor de rotação também é importante, pois ajuda nestes cálculos com seus valores nominais memorizados.
Os sensores em grau de importância são:
1-Medidor de Fluxo de Ar (MAF)
2-Sensor de Temperatura do ar
3- Sensor de Rotação
Exemplos de U.C.E.:BOSCH JETRONIC
MASSA DE AR
Esta é a forma de estratégia mais precisa que há no mercado hoje, mais também é a mais cara por isso só é lançada em carros de valor mais elevado. Seu processo de funcionamento é o parecido com do item 4, porem o calculo de massa de ar é obtido por um sensor de massa de ar bem mais preciso e eficaz, capaz de ter medidas precisas do volume de ar admitido. Esse sensor trabalha juntamente com o sensor de temperatura do ar.
os Sensores em grau de importância são:
1-Sensor de massa do ar
2-sensor de temperatura do ar
Exemplos de U.C.E.: SIEMENS
Esse é o primeiro passo para um diagnostico rápido, então saibam distinguir qual destes citados esta sendo usado no carro.
Até a parte 2
fiz o motor do meu corsa 1.0 EFI e existem umas mangueiras bem fininhas que o meu mecanico não sabe ao certo onde por elas me ajudem por favor, mandem fotos indicando onde elas encaixa.
ResponderExcluirobrigado