DEFEITO: Esta IVECO Daily chegou com um defeito no sistema arrefecimento, causando um super aquecimento e consequentemente perda de agua do reservatório.
CAUSA: Iniciamos como sempre com o teste do sistema elétrico estando tudo funcionando partimos para o diagnostico do defeito, este carro que já possui injeção eletrônica de disel possui um ventilador eletromagnético que é acionado pela centra,l usando como referência o sinal do sensor de temperatura que vai na carcaça da válvula termostática, quando a central recebe a informação do sensor de que o carro esta em aproximadamente 90°C a mesma aciona o ventilador eletromagnetico que passa a girar numa velocidade bem superior a qual ele fica girando. O que acontecia é que o carro passava a temperatura de 90°C e o ventilador não acionava fazendo com que o carro fervesse. Para resolver este problema usamos um scanner próprio para veículos a Disel no qual constava erro no sensor de temperatura.
SOLUÇÃO: Foi feito a troca do sensor de temperatura da agua e o carro voltou a funcionar normalmente.
Existe também uma forma de testar o sistema elétrico do ventilador dos carros que tem o acionamento do mesmo comandado pela U.C.E., e funcionaria no caso sitado a cima, é bem simples e consiste em retirar o conector do sensor de temperatura da agua, quando fazemos isso a central adota uma estratégia de segurança que provoca o acionamento instantâneo do ventilador, desta forma se este processo ocorrer com perfeição podemos descartar um defeito elétrico ou até mesmo um problema de central, não deixando duvidas sobre o defeito ser causado pelo sensor de temperatura. Este teste apesar de ser simples funciona muito bem.
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parabens essas dicas sao importante p/ o dia dia do reparador
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