VW Saveiro 1.6 Flex Surf 2009: Troca do farol de milha

O cliente chegou na oficina com o farol de milha da sua Saveiro quebrado, e devido a dificultade da troca deste farol resolvir postar um passo-a-passo para os leitores do blog DICAS MECÂNICAS.

Para trocar este farol de milha ou até mesmo a lampada é necessario remover o para-choque. Proceda da seguinte forma:

1- Retire os 6 parafusos de 7mm, que fica na caixa de roda, segurando o para-choque no para-lama são 3 de cada lado;
2-Retire os dois parafusos philips que fica na parte de baixo do para-choque;

3-
Retire os 4 parafusos philips e os 2 parafusos 10mm que ficam em cima do para-choque.
4-Agora desencaixe o para-choque das laterais, e puxe o mesmo para frente.

5-
Desconecte os conectores dos 4 farois auxiliares para facilitar o manuseio.
6-Para fazer a troca da lampada é só retirar a borrancha de vedação da mesma e efetuar a troca.

7-
Se for trocar o farol de milha retire os 7 parafusos tork e substitua o mesmo.
8-para remontar é so fazer o processo inverso.

9-
não se esqueça de fazer o teste das lampadas antes de remontar.
Esse processo é meio trabalhoso, mais não tem outro jeito.
Comente no DICAS MECÂNICAS
Abraços.

Fiat Uno 1.0 sx : motor gira mas não pega

DEFEITO: O motor da partida mais não pega.


CAUSA: O cliente chegou com este carro no reboque, dizendo que o veiculo morreu e não quis pegar mais. Ao iniciarmos o diagnostico notamos que não havia pulso na bobina nem no bico injetor, logo partimos para o teste do sensor de rotação e o mesmo estava com a resistência normal ou seja em torno de 0,7 omhs. Ao observar o estado do chicote do sensor vimos que o mesmo estava com a malha de proteção danificada, causando assim a interferência do sinal de rotação, provavelmente o problema foi ocasionado pela correia do alternador.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do sensor e sua fixação correta.

O sensor de rotação tem um sinal muito sensível a interferências eletromagnéticas (como a do alternador), por isso a mesmo possui esta malha de proteção.
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Compare os melhores preços para seu uno:

Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.

Abraços!!

GM Kadet 1.8 EFI Alcool: Alto consumo e temperatura elevada

DEFEITO: Este Kadet estava com um consumo alto de combustível, falhando nas acelerações, com a temperatura acima do normal e com baixo rendimento.

CAUSA: Primeiro passo foi identificar o porque da temperatura alta (acima de 125°c), observamos que a agua do motor não estava circulando direito, ao retirar a válvula termostática foi notado que a mesma estava travada impedindo assim que a agua tivesse a vazão necessária.

SOLUÇÃO: Ao fazer a troca da válvula os outros defeitos também foram resolvidos.
Uma característica dos carros a álcool é de que o coletor de admissão tem que trabalhar em uma faixa alta de temperatura, para que o combustível tenha um potencial de queima maior, como neste caso o defeito ocasionava uma temperatura baixa no coletor de admissão, a mistura não atingia uma temperatura ideal de trabalho, fazendo assim com que ocorresse os defeitos a cima.
Essa dica é muito comum nos carros a álcool com falhas de aceleração, uma limpeza no coletor de admissão pode melhorar em muito o rendimento do veiculo.

Comente essa dica.


FIAT Tipo 1.6 IE: Motor não pega

DEFEITO: Motor não pega e a luz de anomalias não ascende. Defeito intermitente.

CAUSA: Entramos com o scanner e notamos que quando o defeito ocorria o aparelho perdia a comunicação com a U.C.E.. Um defeito característico de falta de alimentação na central. Ao conferir a alimentação observamos que a unidade de comando estava com uma deficiência de massa (negativo), o negativo neste modelo de veiculo fica atrás do coletor de admissão , ao conferir vimos que o mesmo estava com os terminais rompidos.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca dos terminais e ressolda dos mesmos.
Este é um defeito comum no Tipo, com o movimento do motor estes terminais vão se desgastando até que ocorre a quebra dos mesmos.

Comente nossas dicas.
Abraços

FORD Fiesta 1.0 Endura: Marcha lenta oscilando

DEFEITO: Marcha lenta com uma forte oscilação.

CAUSA: Como este é um defeito bem comum neste tipo de carro , fomos direto no corretor de marcha lenta, e não deu outra, o mesmo estava muito sujo e com o embolo travado.

SOLUÇÃO: Foi retirado o corretor e feito uma limpeza no mesmo. Remontamos e funcionou normalmente.

Comente nossas dicas!
Abraços...

FORD KA 1.0 96: Baixo desempenho e falha nas acelerações

DEFEITO: O carro estava cortando muito em acelerações e com um desempenho ruim.

CAUSA: Foi conferido a pressão e vazão do combustível e estava tudo otimo.Ao retira as velas foi notado que as mesmas estavam muito desgastadas.

SOLUÇÃO: Foi necessário trocar as velas e os cabos de vela, pois os mesmos estavam totalmente fora do padrão de normalidade.

Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Sensores (parte2)

Os sensores são componentes que conseguem de alguma forma transformar sinais mecânicos e físicos em sinais elétricos. Existem vários tipos de sensores usados nos sistemas de Injeção Eletrônica, vou dar um breve resumo de alguns deles:
Leia também:
Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Estratégia de Funcionamento (parte1)

SENSOR DE ROTAÇÃO: este sensor tem por função indicar à unidade de comando se existe rotação no motor, sendo ele um dos componentes mais importante para o funcionamento do motor, pois sem seu sinal a U.C.E. não consegue identificar se há necessidade de injeção de combustível ou sinal de ignição.




SENSOR DE VELOCIDADE: Tem por finalidade informar a velocidade do veiculo, proporcionando assim um melhor controle da marcha lenta e das desacelerações.







SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA (MAP): Indica a unidade de comando as variações de pressão provenientes do coletor de admissão com o carro em funcionamento, e a pressão barométrica (altitude) apenas com a chave virada. A U.C.E. usa essas informações para calcular a massa de ar que esta sendo admitida.








MEDIDOR DE FLUXO DE AR (MAF): Este tipo de sensor mede a vazão de ar admitido no coletor de admissão por meio de uma palheta sensora que se move de acordo com o volume de ar que é aspirado pelo motor. Esse sensor tem importância principal , para a dosagem de combustível.





SENSOR MASSA DE AR: Utiliza um elemento de sensor quente que é mantido a 100°c acima da temperatura do ar, a medida que o ar é aspirado este sensor perde calor para a massa de ar alterando assim a sua resistência. Para este fio se manter aquecido constantemente, uma corrente passa por ele e a mesma é medida por uma ponte de wheatstone, que envia esses números para a central realizar os cálculos de ar admitido.

Mais sensores no próximo post desta serie.

FIAT Tempra 2.0: Dificuldade na partida e consumo excessivo de combustivel

DEFEITO: Este FIAT Tempra vai afogando até o motor morrer, depois tem dificuldade em pegar novamente, dando um forte cheiro de gasolina e um alto consumo de combustível.

CAUSA: Fizemos primeiramente o teste pressão e vazão do combustível, estando tudo ok. Logo após entramos com o rastreamento via scanner e foi constatado que o defeito era no sensor de temperatura da agua, pois o mesmo estava em curto, mesmo com a informação do scanner é sempre bom fazer os testes com o multímetro pois também podem haver curtos no chicote que ocasionariam o mesmo código de avaria.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do sensor e o carro voltou a funcionar normalmente.
Gostaria de chamar a atenção para a troca deste sensor, ele se encontra em um local de difícil acesso para as ferramentas convencionais, sendo necessário as vezes fazer a retirada da carcaça da válvula termostática completa , para assim fazer a substituição sem correr risco de danificar a peça ou até mesmo outros componentes que estão ao seu redor.

Comente nossas dicas.
Compare os melhores preços para um seu carro:

Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.


Abraços!!

VW Kombi 1.6: Consumo de combustivel excessivo

DEFEITO: Esta kombi estava com um consumo muito alto de combustivel, e soltando muita fumaça.

CAUSA: Depois de uma boa conversa com o cliente, descobrimos que ele tinha feito uma limpeza de bicos no dia anterior. Depois desta informação não foi preciso muito esforço pra diagnosticar o defeito até mesmo porquer a gasolina estava saindo crua na descarga. Apos retirarmos os bicos para uma analise em equipamento para testes bicos, foi observado que haviam 2 injetores travados, ou seja não havia estanquiedade, deixando assim o combustivel passar sem nenhuma resistencia.

SOLUÇÃO: Para resolver este defeito foi necessario fazer a substituição dos 2 bicos injetores. Apos feito a substituição o carro funcionou, porem ainda liberava muita fumaça pela descarga. Quando fomos conferir o nivel de oleo do motor, notamos que o mesmo estava acima do nivel permitido, alem disto estava totalmente contaminado com gasolina pederdendo assim suas propriedades de lubrificação. Foi feito troca do oleoe o problema da fumaça desapareceu.

Devemos tomar muito cuidado com as limpezas de bico, pois este tipo de situação é muito comum de acontecer. Geralmente os bicos são retirados somente para testes, havendo algum defeito nos mesmo a coisa mais certa a si fazer é a substituição.

Suzuki Vitara: Defeito no Vidro Elétrico


DEFEITO: O carro estava com os dois vidros inoperantes.

CAUSA: Depois de conversar com o cliente, soube que um dos interruptores tinha estragado, e como todo curioso ele tentou resolver o problema. Partindo deste ponto fui logo conferir o estrago, foi observado que não havia tensão nos botões devido a um fusível queimado, primeiro problema resolvido. A parte do interruptor foi mais dificiu, pois o mesmo não tinha mais conserto, e pior não se encontrava mais o botão original no mercado, e o jeito foi improvisar.

SOLUÇÃO: Depois de muita procura achamos um interruptor para adaptar, e que para colocar o mesmo não necessitaria de grandes modificações no painel, para ficar algo mais perfeito o cliente preferiu fazer troca dos dois botões.O interruptor usado foi do Santana, tendo o devido cuidado com as alterações na parte elétrica pois é o processo mais complicado neste caso.


Honda Civic: Rolamentos do Alternador

DEFEITO: O cliente chegou com uma reclamação de ruido alto no motor.

CAUSA: Conferindo algumas peças do motor, observamos que o barulho estava proximo do alternador. Como proximo ao alternador existe outras peças que poderiam estar causando este defeito a soluçao foi ir eliminado alguns destes componentes. Por sorte logo após retirar a correia da bomba hidraulica e dado partida no motor, foi constatado que o problema estava no alternador.

SOLUÇÃO: Fizemos a retirada do alternador, para dar a manutenção necessaria, que neste caso eram os rolamentos. Depois disto feito o ruido acabou.
Gostaria de chamar a atenção para a retirada deste alternador, pois os parafuso que seguram o mesmo estão sempre muito apertados, e a medida do mesmo parece ser 13mm, mais não é. Muito cuidado para não rossar a cabeça do parafuso, pra não haver maires problemas.

Uno 1.0 EP: Falhando em acelerações

DEFEITO: Falhas em acelerações e tiros no coletor de admissão.

CAUSA: O cliente chegou reclamando que seu carro estava falhando muito, e observou que ocorria mais com o motor quente. Começamos testando a pressão e vazão da linha de combustivel, pressão 1,1 balr e vazão 2,5 l/s, ou seja normal. Conferimos vela e notamos que era nova e não apresentava nenhuma deficiência, fizemos o rastreamento com um scanner e ponto-a-ponto tudo normal. Depois de algum tempo retirei novamente a vela para testar com outro jogo, e quando fui conferir o modelo observei que as velas não eram as especicas para o modelo do carro.

SOLUÇÃO: Foi colocado o tipo de vela certa e o defeito sumiu. Preste muita atenção nas velas pois esse tipo de defeito é muito comum.

Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Estrategia de Funcionamento (parte1)

Vou tentar explicar alguns conceitos básicos sobre Injeção Eletrônica e decidi começar pela Estratégia de Funcionamento, por ser um fator primordial na hora de se obter o diagnóstico de um defeito.
Existe 4 tipos de estratégia mais difundidos no mundo, são elas:

ÂNGULO X ROTAÇÃO

Nesse caso a central identifica os cálculos para o tempo de injeção ( tempo em que o bico fica aberto) e avanço de ignição ( momento no qual a centelhamento nas velas),colhendo informações do grau de abertura da borboleta, e os compara com valores obtidos em laboratório em conjunto a números fixos de temperatura do ar e rotação.
Os sensores em grau de importâcia para este tipo de injeção:
1-Potenciômetro da borboleta
2-Sensor de Temperatura do ar
3-Sensor de Rotação
Exemplos de U.C.E.: BOSCH MONOMOTRONIC


DENSIDADE x ROTAÇÃO


Esse sistema é o mais usado no Brasil,e determina o tempo de injeção, calculando a quantidade de ar que entra no motor, pelo volume ar (usando cálculos do sensor de rotação feitos em laboratório, pela temperatura do ar e pressão do ar que é lida pelo sensor de pressão absoluta (MAP). Um detalhe importante neste tipo de estratégia é que toda vez que se vira á chave a UCE calcula a pressão barométrica ou seja a qual altitude o carro se encontra.
Os sensores em grau de importância são:
1-Sensor MAP
2-Sensor Temperatura do ar
3-Sensor de rotação
Exemplos de U.C.E.: BOSCH MOTRONIC - FIC EEC-IV - MARELLI-G7


FLUXO DE AR

Neste caso a central determina o tempo de injeção, calculando o volume de ar, através de um medidor de fluxo de ar (vazão),que também incorpora o sensor de temperatura do ar. O sensor de rotação também é importante, pois ajuda nestes cálculos com seus valores nominais memorizados.
Os sensores em grau de importância são:
1-Medidor de Fluxo de Ar (MAF)
2-Sensor de Temperatura do ar
3- Sensor de Rotação
Exemplos de U.C.E.:BOSCH JETRONIC

MASSA DE AR

Esta é a forma de estratégia mais precisa que há no mercado hoje, mais também é a mais cara por isso só é lançada em carros de valor mais elevado. Seu processo de funcionamento é o parecido com do item 4, porem o calculo de massa de ar é obtido por um sensor de massa de ar bem mais preciso e eficaz, capaz de ter medidas precisas do volume de ar admitido. Esse sensor trabalha juntamente com o sensor de temperatura do ar.
os Sensores em grau de importância são:
1-Sensor de massa do ar
2-sensor de temperatura do ar
Exemplos de U.C.E.: SIEMENS


Esse é o primeiro passo para um diagnostico rápido, então saibam distinguir qual destes citados esta sendo usado no carro.
Até a parte 2
BlogBlogs.Com.Br

Tipo 1.6 i.e: Ventoinha não funciona

DEFEITO: A ventoinha não armava.

CAUSA: Esse modelo de carro, da muito problema de eletroventilador, gerado quase sempre numa caixa de reles que tem do lado do radiador. Sendo assim fui logo conferir a tal caixa, e não me surpriendir quando vi uma baita oxidação no terminais positivos da mesma.

SOLUÇÃO: Fazer a limpeza dos terminais e do fusivel. Esse é um defeito caracteristico do Tipo, então quando houver um problema assim de uma conferida nesta dica não custa nada.

Tipo 16 i.e: Marcha lenta oscilando

DEFEITO: Marcha lenta oscilando e buracos na aceleração.
CAUSA: Depois de ter passando em outras oficinas, esse cliente chegou com esse Tipo com os mesmos defeitos apresentados a cima, tinha cido trocado as seguintes peças bobina, atuador da marcha lenta e sensor de posição da boboleta (TPS), sendo que esta ultima foi substituido por uma adaptação que se encontra no mercado, trocando o potenciometro por um eletrônico. Após alguns teste constatei que o problema era exatamente nesta adaptação, e como a peça estava na garantia o cliente a trocou. O carro funcionou normalmente, no entanto depois de 3 dias ele retornou com o mesmo defeito, e o problema era na mesma peça, Feito a troca novamente, o problema foi sanado.No outro dia la estava o Tipo de novo com o mesmo defeito, dessa vez conferir se estava havendo alguma especie de pico de tensão qaue estaria ocasionando a queima do sensor, nada foi detequitado.
SOLUÇÃO: A solução encontrada foi substituir a peça pelo modelo original e nesse caso específico foi preciso ser feito a troca do corpo da borboleta pois a mesma estava com as palhetas de contato do sensor de borboleta danificado, feito isso o problema foi resolvido.
Muito cuidado qauando se trata de adaptações pois nem sempre elas funcioam.

Palio Weekend 16v 99: Motor gira mais não pega

DEFEITO: motor gira mais não pega.

CAUSA: O carro entrou na oficina para realizar uma tro de correia dentada, após o a troca o carro não funcionava mais. Para fazer essa troca de correia é necessario retirar o sensor de rotação eao recolocar ele ficou muito afastado da polia.

SOLUÇÃO: Foi feito o reposicionamento do sensor usando um metodo muito simples: aperte o sensor usando uma lamina de serra entre a peça e a polia (0,4 a 1 mm). Depois de feito o aajuste o carro voltou a pegar.

OS MELHORES PREÇOS: FAROL DE MILHA

Pointer: Dificuldade na partida

DEFEITO: Motor virando pesado.

CAUSA: Foi feito o teste de bateria e do alternador, estando estes em perfeito estado. Ao verificar o motor de partida, foi observado uma oxidação excessiva no parafuso do automático.

SOLUÇÃO: Feito a limpeza do parafuso e dos terminais o carro voltou a funcionar normalmente.

Omega: dificuldade na partida à frio



DEFEITO: O cliente estava reclamando que seu carro tinha dificuldades de funcionar de manhã, e após funcionar havia um cheiro forte de gasolina.

CAUSA: Após o rastreamento com um scanner, foi notado uma variação na faixa de temperatura do motor. Fui conferir o sensor de temperatura da agua (CTS), e foi observado que os terminais do mesmo estavão oxidados e maou encaixdos.


SOLUÇÃO: Foi feito a limpeza do conector e a conexão correta.

O problema foi sanado.

Uno 1.0 sx gasolina; Buracos na aceleração

DEFEITO: Buracos na aceleração e marcha lenta oscilando chegando até a morrer às vezes.

CAUSA: Foram efetuados vários testes: Teste de pressão do combustível, rastreamento, troca das bobinas, medida ponto à ponto com multímetro e até substituição da central. Sem nenhum sucesso. Até que tive à idéia de tirar um pouco de combustível pra analisar. Após a análise a surpresa , no tanque havia 80% de álcool.

SOLUÇÃO: foi retirado todo o combustível do tanque e colocado o ideal, nesse caso “GASOLINA”.
Uma falta de atenção na hora de abastecer pode gerar uma baita dor de cabeça.

Já aconteceu algo assim com você?

COMPRE COM OS MELHORES PREÇOS DA NET:

Uno, Bomba de Combustivel, Sensores, Farol, Lanternas, Amortecedores.

Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.

Uno fire flex: da partida mas não pega

 
DEFEITO: O motor gira mas não pega.

CAUSA: Ao ir fazer um socorro de um carro, me deparei com um defeito simples, mas que por falta de memória do cliente me custou umas horas. O motor do carro virava mas não pegava, foi conferido se havia centelha, e se a bomba de combustível estava acionando corretamente, tudo ok, acionamento dos bicos ok. Depois de muita luta o cliente lembrou que havia feito recentemente uma manutenção na bomba de combustível. Abri o acesso da bomba e retirei a mesma, “sin sa la bin” esta lá o defeito, a mangueira do refil da bomba solto.

SOLUÇÃO: A mangueira foi reconectada corretamente e o carro voltou a funcionar.
Mande seu comentários para DICAS MECÂNICAS
COMPRE NO MAIOR ESTOQUE DE PEÇAS DO BRASIL.
Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.

Palio 1.0 mpi: Marcha-lenta oscilando

 
DEFEITO: O cliente entrou na oficina reclamando de oscilação da marcha-lenta e as vezes o carro ficava um pouco acelerado.


CAUSA: Foi efetuado testes no atuador de marcha-lenta, pressão e vazão do combustível e rastreamento com scanner, nenhum defeito foi encontrado. Após retirar o corpo da borboleta para fazer a limpeza, foi notado que havia uma folga na borboleta, indicando que o parafuso do batente da borboleta estava alterado.


SOLUÇÃO: Foi recolocado o tbi no carro e com o auxilio de um multímetro foi feito o reposicionamento do parafuso
Esse procedimento é simples coloque o multímetro na escala VDC, conecte a ponta de prova preta no terminal negativo da bateria e a ponta vermelha no fio Laranja e Branco do sensor de posição da borboleta (TPS). Vai regulando o parafuso até achar uma tensão de aproximadamente 0,6 V. Depois é só conferir o funcionamento do motor.

COMPRE COM OS MELHORES PREÇOS DA NET.

PALIOSENSORES, TBI, FAROL, LANTERNAS, LAMPADAS XENON, AMORTECEDOR

Comente no DICAS MECÂNICAS.

Até já.

Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.

Gol 1.0 16v marcha lenta oscilando

DEFEITO: marcha-lenta oscilando e aceleração somente até 2500 RPM.

CAUSA: O defeito se iniciou após a substituição da bateria do veículo. Também é comum acontecer, depois de ser feito uma limpeza do corpo da borboleta.

SOLUÇÃO: Ligar o carro e deixar esquentar até a ventoinha armar. após isso desligar o carro, desconectar os terminais da bateria e uni-los por 30 segundos para descarregar a memória da UCE. Depois de religar os terminais, girar a chave de ignição para a posição MAR ( somente o painel ligado) e aguardar 40 segundos.
Essa regulagem básica também pode ser feita pelo scanner.
Comente sobre injeção eletrônica no DICAS MECÂNICAS.

Compre com os melhores preços da NET.

GOL,TBI, SENSORES, FAROL, LANTERNAS, LAMPADAS XENON, AMORTECEDORES,

Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.

Abraços..

Apresentações à parte

Meu nome é Guilherme, sou mecânico de injeção eletrônica e elétrica de automoveis e vou deixar pra vocês algumas dicas sobre minha área profissional.
Me mandem sua dúvidas, que eu vou tentar te ajudar.

Abraços

Central Blogs

Divulgue o seu blog!
nmtvis2r97