O Gol 16V MI (sistema Motronic MP 9.0) ainda funciona com nosso velho conhecido distribuidor, por isso sempre que necessário (em casos de troca de correia por exemplo) é preciso efetuar a regulagem do ponto de ignição, desta forma decidir fazer um passo-a-passo desta regulagem. Este procedimento que vou descrever para vocês é muito importante para que á central possa reconhecer o ponto de ignição ajudando assim no calculo de avanço da centelha. 1:Após conferir o sincronismo da correia dentada (vou explicar este procedimento em um próximo post) deixar o carro funcionado em marcha lenta até a ventoinha armar por 2 ou 3 vezes, para que o motor atinja sua temperatura de trabalho; 2: Ainda em marcha lenta retire o “Shortig Plug” que em alguns carros fica próximo ao filtro de ar, desta forma a U.C.E cancela o controle de avanço de ignição fazendo com que a marcha lenta suba para aproximadamente 1200 RPM; 3: Com o auxilio de uma chave Alen 5 afrouxe os 2 parafusos que estão acima do distribuidor; 4: Regule o avanço da sua lâmpada de ponto para 6° e coloque a garra da mesma no cabo de vela do 1° cilindro direcionando a luz para a referencia que fica no volante do motor. 5:Movimente o distribuidor para os lados até encontrar a marca “OT” no volante do motor; 6: Aperte o distribuidor. 7: Ainda com o carro em marcha lenta recoloque o “Shorting Plug”. Após o procedimento a U.C.E. volta a operar normalmente. Muitos reparadores esquecem de fazer esta regulagem e este esquecimento pode causar defeitos como falta de potência, partida longa e outros. Por isso é bom ter uma atenção especial par esta dica. participe comentando nossas dicas. Compare os melhores preços: Gol MI, Lampada de ponto, Farois e lanternas, Correias, outras peças e acessorios Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.
Regulagem do ponto de ignição do Gol MI
VW Gol 1.0 16 V MI: Falhando nas acelerações
DEFEITO: Este Gol 2001 16v estava falhando muito, principalmente nas acelerações. O cliente reclamava que este defeito acontecia com freqüência, sempre quando lavava o carro.
CAUSA: Conferimos a pressão e vazão do combustível, e as velas estandos estes itens em perfeitas condições, ao ser retirada a tampa do distribuidor foi observado que a mesma estava com umidade excessiva (suada), o que acaba interferindo na distribuição correta da centelha.
SOLUÇÃO: Foi feito a secagem da tampa e o defeito foi resolvido.
Gostaria de chamar atenção para este problema, pois é muito comum de acontecer, este carro tem o distribuidor fixado verticalmente e logo a cima do coletor do escapamento. Quando é feito uma lavagem deste motor, é muito comum entra água na tampa do distribuidor causando este defeito, também ocorre de cair água no coletor de escapes e quando o mesmo esquenta acaba fazendo com que esta água suba em forma de vapor,entrando muitas vezes na tampa. De uma atenção especial para esta dica principalmente quando seu cliente informar que começou o defeito após uma lavagem ou se estiver em tempos chuvosos.
participe comentando nossas dicas.
Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.
FIAT Uno 98: Morre e não pega mais
DEFEITO: Este Uno funcionava normalmente, mais as vezes ele morria e não pegava mais.
CAUSA: Este tipo de defeito é muito difícil de ser solucionado pois o problema não acontecia com frequência. Começamos testando a parte de alimentação do sistema elétrico como, bateria, alternador, observamos se havia alguma deficiência no massa do carro (aterramento), todos estes itens estavam funcionado perfeitamente. Como o cliente disse que o problema acontecia depois de algum tempo co o carro ligado passamos a deixar o mesmo ligado por um tempo maior. Já estávamos quase desistindo quando depois de um teste de rua o defeito apareceu. Notamos que quando ocorria o problema não havia nem centelha e nem a bomba elétrica era acionada, ao checar com o auxilio de um multímetro descobrimos que não havia tensão na bobina e na bomba. Esta tensão vem do relé de potência e do relé de bomba então partimos para um teste nos mesmo, ao abrir o relé de potência foi visto que o mesmo estava com os contatos oxidados.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do relé e o problema foi solucionado. Este relé é o mesmo que alimenta a central, e outros componentes. Este mesmo relé é que alimenta o relé da bomba por isso que a bomba elétrica tambem não funcionava.
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.
Outros defeitos relacionados:
Fiat Uno 1.0 sx : motor gira mas não pega
GM Corsa MPFI: Desempenho baixo
DEFEITO: Este corsa estava com baixo desempenho..
CAUSA: Após teste feito com o auxilio de um scanner foi detectado erro na sonda lambda. Fizemos o teste da sonda com o multímetro e a mesma não apresentou problema, ao observarmos melhor o diagnostico do scanner notamos que o sensor de temperatura do ar estava enviando um sinal de 0,5 v que equivale a aproximadamente 90° C, bem a cima do normal, desta forma a U.C.E empobrecia a mistura causando o baixo desempenho. O teste deste sensor foi feito da seguinte forma:
1. Coloque seu multimetro na escala de tensão (dvc);
2. fixar a ponta de prova preta em massa do carro (lataria ou polo negativo).
3. coloque a ponta de prova vermelha no fio D3 (marrom/azul), com o conector ligado no sensor.
4. Verifique o valor no multimetro, e compare com a tabela.
Temperatura (°C) | Resistência (omhs) | Tensão (V) |
0 | 9700 | 4,1 |
30 | 2430 | 2,62 |
60 | 770 | 1,35 |
90 | 280 | 0,61 |
120 | 120 | 0,28 |
A temperatura ideal em marcha lenta ira em torno de 50°c aproximadamente.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do sensor e o defeito foi resolvido.
Se esta dica te ajudou ou ainda tem duvidas comente no Dicas Mecânicas.
Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.
7 coisas a se fazer em acidentes de transito
Nossa vida está rodeada de perigos, seja nos esportes, no trabalho, se divertindo ou ate mesmo em nossas casa corremos riscos, o importante é a forma que lidamos com esses riscos. No trânsito não podia ser diferente, como se diz “acidentes acontecem” mais sera que estamos prontos para agir em momentos como estes.
Quando nos deparamos com um acidente de transito ou até mesmo participamos de um, devemos saber quais providências tomar primeiro.Os acidentes de transito são sempre diferentes entre si, por isso as caracteristicas do acidente interferem muito a forma socorro, mais de toda forma existe uma sequência de ações que devem ser realizadas, são elas:
Manter a calma: todos sabemos o quanto é difícil manter a calma neste tipo de situação, mais é essencial se controlar pois atitudes mal pesadas podem agravar a situação.
Garantir a segurança: O segundo passo a ser tomado é sinalizar o local do acidente. Comece a sinalizar em um ponto que não se pode mais ver o acidente, desta forma os outros motoristas que passarem pelo local possa ter tempo de reduzir, estes sinais podem ser feitos com galhos de árvores e triângulos de sinalização.
Pedir socorro: Quanto mais rápido for o atendimento feito por uma equipe profissional, melhor paras as vitimas sera. Use os números de emergência como SAMU (192), Bombeiros (193), Policia Militar (190) e outros, na falta de telefones ou celulares pesa para alguém que esteja passando pelo local fazer este contato.
Controlar a Situação: Em caso de acidente não se pode esperar pelos outros, por isso se ninguém tomar as redias da situação, tome a iniciativa você mesmo. Procure entre as pessoas presentes se algum profissional da area de emergência, se não houver lidere você mesmo pedindo para que os outros ajudem nas tarefas, como as sitadas nos tópicos a cima, para que o processo seja mais rápido. Não fique só dando ordens e motive sempre com elogios e agradecimentos as pessoas que estão lhe ajudando.
Analisar a situação das vitimas: Por você não ser um profissional da área de emergência não vai ser possivel fazer muito pelas vitimas, se limitando em conversas para manter a vitima consciente e fazer a coleta de informações para repassar para as equipes de resgate. Sempre que for fazer contato com uma vitima transpareça calma e deixe bem claro que sua presença é para ajudar, Deve-se procurar um local no qual a vitima possa te ver, desde que esta posição não coloque sua vida em risco.
Cuidados com a vitima: Alguns procedimentos podem ser feitos até que o resgate chegue, sempre fazendo com que a vitima se mova o mínimo possivel. Em caso de o cinto de segurança estiver dificultando a respiração solte-o com muito cuidado; Faça com que a vitima não se mexa e imobilize a cabeça pressionando a região das orelhas; Se houver hemorragia externa pode-se aplicar uma técnica simples e que consiste em pressionar com o uso de um pano limpo a região do ferimento; se houver vitimas que já saíram do local do acidente, coloque-as em um local seguro.
Mantenha sempre a calma.
Estes são procedimentos simples mais de suma importância no caso de ocorrências com o envolvimento de vitimas, portanto esteja sempre a par destas informações. Todos nós podemos ser vitimas de um acidente de transito, necessitando assim da boa vontade alheia, por isso nunca deixe de ajudar o proximo se isso lhe for possivel. Pois é sempre gratificante ajudar a salvar uma vida.
se gostou destas dicas comente no DICAS MECÂNICAS.
Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.
IVECO 35 10 Daily 2005: Velocimetro não marcava.
DEFEITO: O velocimetro não estava marcando.
CAUSA: Este modelo de iveco já funciona com sistema de injeção eletrônica, portanto o velocimetro recebe o sinal de um sensor de velocidade que vai fixado na caixa de marchas. Após fazermos os teste necessários no sensor constatamos que o mesmo estava com defeito. SOLUÇÃO: Foi efetuado a troca da peça e o marcador de velocidade voltou a funcionar normalmente. Comente no DICAS MECÂNICAS.
Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.
MB Sprinter: Ventoinha armada direto
DEFEITO: O eletroventilador se mantia funcionado direto mesmo com o carro desligado.
CAUSA: Após uma revisão na parte eletrica da ventoinha notamos que o chicote que saía do bulbo do radiador (cebolão) estava em curto, mandando assim um sinal constante no rele da ventoinha mantendo ela sempre acionada.
Este bulbo esta localizado na parte de baixo do radiador, do lado do motorista.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição dos fios danificados e o defeito foi resolvido.
Compare os melhores preços:
SPRINTER FLUIDO DE RADIADOR DVD PLAYER ALARMES
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Abraços...
Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.
Adeus "tanquinho" de gasolina!!!
Abrir o capo, descer do carro no posto de combustivel para completar o reservatorio de partida à frio é coisa do passado. A Bosch pioneira na area de eletrônica embarcada, desenvolvel um sistema denominado Flex Start que vai eliminar de vez por todas o tanquinho de gasolina.
O flex Start que já esta em uso no Polo E-flex da VW, tem como finalidade fazer com que os carros flex tenham uma partida a frio usando 100% de álcool.Este sistema funciona no caso da Bosch usando quatro resistêcias aquecedoras, conhecidas também como velas aquecedoras, que eleva a temperatura em uma rampa injetora para 80 a 120°C, que é faixa de temperatura na qual o alcool trabalha melhor.
Este sistema se assemelha muito com o que é usado no carro a disel, quando se vira a chave de ignição para a posição MAR uma luz indicativa na forma de uma resistência se acende no painel, após alguns segundos esta luz se apaga ,este tempo varia de acordo com a temperatura em que o motor se encontra, quanto mais frio maior o tempo de aquecimento podendo chegar até a 12 segundos. Depois deste processo pode ser dado a partida sendo que não é necessario permanecer com a chave virada, basta um toque que o motor de partida ficar ativo tempo suficiente para o funcionamento do motor. Um detalhe deste sistema é que o carro só pode ser ligado com o pedal de embreagem acionado por motivos de segurança.
A DELPHI e a M.MARELLI não ficaram para tras nesta disputa, a DELPHI lançou um sistema que se baseia no aquecimento dos bicos injetores por meio de uma resistência, e a MARELLI apostou no aquecimento de forma controlada de uma parte do combustivel facilitando assim as partidas em dias frios.
As tecnologias sem duvida vieram para facilitar nossas vidas e com os automoveis não poderia ser diferente, a eliminação do do reservatorio de partida à frio é um ótimo exemplo disso. Demorou muito para se resolver este problema dos dias frios, mais antes tarde do que nunca.
compare os melhores preços:
ALARMES SOM AUTOMOTIVO LIMPEZA RODAS ACESSORIOS EM GERAL
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Até já...
Se você gostou das nossas dicas assine nosso RSS Feed. e fique sempre atualizado.
FIAT Marea 1.8 16v sx: Marcha lenta oscilando
DEFEITO: Este Marea estava com a marcha lenta oscilando e com um alto consumo de combustivel. CAUSA: Este defeito é bem comum no Marea, e quase sempre o o problema esta no sensor de temperatura da água. Desta vez não foi diferente quando fizemos o rastreamento do sistema com o aulio de um scanner observamos que o sensor estava informando uma temperatura fora da normalidade, fazendo com que a U.C.E. enriquecesse demais a mistura. SOLUÇÃO: Foi feito a troca do sensor e o carro voutou a funcionar normalmente. Compare preços : Sensores e outras peças do Marea Som automotivo Rodas Já lhe ocorreu algum defeito parecido? Mande seu comentario... Abraços.
VW Kombi 1.4 Flex: Consumo alto de combustivel
DEFEITO: Esta kombi estava com um consumo elevado de combustivel. CAUSA: Após um rastreamento com scanner foi detectado um erro de sensor de fase. SOLUÇÃO: Foi feito a troca do sensor e o problema foi resolvido. A Central quando perde o sinal do sensor de fase ela deixa de fazer uma injeção fasada, ou seja injetar combustiel somente no cilindro que esta admitindo a mistura, e passa a trabalhar com uma estrategia de injeção simultania ( injeta combustivel em todos os cilindros de uma vez) causando assim um consumo maior que o normal. Saiba mais sobre ESTRATEGIAS DE FUNCIONAMENTO. Você já teve um defeito parecido com este? Comente no DICAS MECÂNICAS. Abraços.. Compare preços:
FIAT Uno Fire 2003: Eletroventilador não arma
DEFEITO: A ventoinha não estava armando e o carro estava com a água do radiador fervendo e vazando pela tampa.
CAUSA: Conferimos o sensor de temperatura d'agua com o auxilio de um scanner e o mesmo estava funcionando perfeitamente, a bomba d'agua e a valvul a termostática também estavam funcionando. Ao observar que a água do reservatorio estava vazando pela tampa, partimos para ver se havia vazamentos no sistema de arrefecimento, e ao retirar a tampa notamos que a mesma estava com a valvula de pressão quebrada.
SOLUÇÃO: Foi trocada a tampa do reservatorio de água do radiador, e o problema foi resolvido.
A tampa do reservatorio é de suma importância para o funcionamento do sistema de arrefecimento, pois é necessario uma pressão especifica para que o mesmo funcione corretamente. As tampas da fiat pode confundir muito pois os modelos antes do fire usam uma pressão de 1 bar e o fire usa de um 1.4 bar sendo que visualmente as tampas são identicas. Por isso tome muto cuidado com a troca desta tampa.
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Compare preços:
TAMPA DO RADIADOR LAMPADAS XENON FLUIDO PARA RADIADOR
Abraços...
VW Kombi 1.4 Flex : Farol alto ligado direto
CAUSA: Conferimos se havia mal contato nas lampadas, conferimos a chave de farol e se havia curto na base de fusiveis, tudo estava funcionado perfeitamente. Muitas pessoas acham que a chave de seta que é responsavel pela mudança do farol baixo para farol alto, mais na verdade esta mudança ocorre na chave do limpador de para-brisa, a chave de seta so empurra o contato para fazer esta transformação.
SOLUÇÃO: Após conferir a chave do limpador, descobrimos que parte que fazia a mudança de farois esta travada, permanecendo sempre na faze alta. Foi feito a troca da chave e o problema foi solucinado.
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Compare os melhores preços:
KOMBI CHAVE DO LIMPADOR LAMPADAS
Obrigado.
FIAT Palio Weekend 1.5 mpi: Marcha lenta oscilando
DEFEITO: Este carro chegou com a marcha lenta oscilando e outros defeitos generalizados, como não aceitar aceleração, morrendo, luz de anomalias piscando.
CAUSA: Conversando com o cliente descobrimos que ele havia feito um serviço no carro em outra oficina, e que o mecânico havia feito uma uma ligaçao direta do positivo da bateria no conector do sensor de temperatura. Após esta informação não tinha muito o que fazer, conferimos a alimentação da central e rastreamos com o auxilio de um scanner e observamos que a central não conseguia traçar nenhum parâmentro correto.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituiçao da U.C.E. e os defeitos foram resolvidos.
Muito cuidado com esse tipo de procedimento, como uso das famosas lampadas de teste ou até mesmo com o pocedimento de "chupeta", pois estes, feito de forma incorreta podem ser fatal para U.C.E.
Comente no DICAS MECÂNICAS.
OS MELHORES PREÇOS: FAROL DE MILHA
Abraços...
Ford Royale 2.0 95: falha nas acelerações
DEFEITO: Falhando muito nas acelerações e nas retomadas.
CAUSA: O cliente chegou com o carro falhado muito, ele disse que tinha o carro a 5 anos e nunca tinha feito uma revisão geral. Apos fazer um diagnostico de carga da bateria e alimentação da central partimos para a parte de injeção, coferimos a pressão e vazão da bomba de combustivel e a mesma estava ok, ao conferir o sistema de ignição nos deparamos com cabos de vela totalmente danificados e velas muito gastas.
SOLUÇÃO: Fizemos uma revisão geral neste carro e incluimos a troca das velas e cabos de vela, desta forma o defeito foi resolvido.
Sempre lenbre seu cliente de fazer revisões periodicas, pois elas evitariam este tipo de problema.
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Abraços...
GM Vectra 2.2 99: Morre em desacelerações
DEFEITO: O carro morre em desacelerações e as vezes na troca de marcha.
CAUSA: Começamos o diagnostico com scanner, e notamos que quando o defeito ocorria o motor de passo (atuador de marcha lenta) estava totalmente fechado. Conferimos então o funcionamento do atuador e o mesmo estava funcionado perfeitamente, comecei então a fazer um diagnostico ponto-a-ponto até chegar no teste do sensor de velocidade, notamos que o painel de instrumentos não marcava velocidade e o mesmo não enviava sinal para U.C.E. fazer o processamento das informações colhidas por ele.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do sensor de velocidade e o defeito foi resolvido.
O sensor de velocidade tem uma grande influencia no funcionamento do atuador de marcha lenta, pois ele ajuda nas informações para o controle da marcha lenta e é de suma importância no sistema de "Dash Pot", que nada mais é que a permanencia de uma abertura no motor de passo para que o carro tenha uma desaceleração suave.
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Abraços...
VW Santana 2.0 2003: Falhas nas aceleações
DEFEITO: Este santana chegou falhando muito nas aceleações.
CAUSA: começamos o diagnostico onfeindo as velas, e notamos que havia que a queima estava diferente em dois cilindros. Colocamos então um jogo e velas novas, mais o defeito percistiu. Ao retirar os bicos para fazer os testes necessarios, observamos que os bicos injetores que corrspondinhao aos cilindros com dificuldad na queima estavm com os conectores danificados. Ao questionar com o cliente o fato o mesmo disse que a alguns dias atras ele havia feito uma limpeza de bicos.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição dos injetores e o problema foi sanado. Foi feito tambem uma limpeza do corpo da borboleta ( TBI).
Este tipo de defeito é bem comum nos carros que tem bicos da M. Marelli, pois os mesmos possuem os conectores muito frageis, quando for realizar algum teste ter atenção redobrada paa que sua oficina não sai no prejuizo.
Comente no DICAS MECÂNICAS.
Abraços